Receita prática utilizando couve-flor

Muitas vezes temos algumas dificuldades de fazermos receitas que sejam interessantes utilizando vegetais. Geralmente associamos estes com saladas ou simplesmente com refogados feitos com água.

Além disso, quando pensamos em assar os vegetais, sempre pensamos primeiramente em aboboras, batatas, cenouras ou outros vegetais que já são típicos de serem utilizados dessa forma. Porém que tal dar uma incrementada em sua própria capacidade gastronômica e colocar a couve-flor como um ingrediente para ser assado.

Muitas pessoas acreditam que a couve-flor é bastante sem graça, mas ela pode se tornar bastante gostosa quando preparada de forma assada (até porque provavelmente todo mundo já deve ter experimentado couve-flor gratinada, porém convenhamos esse prato não é o mais saudável do mundo).

A couve-flor assada pode ser feita utilizando-se tomilho para realçar o gosto, colocando algumas cebolas e alho para deixar um sabor mais gostoso, além dela ficar bem crocante por fora e macia por dentro.

Aproveitando essa deixa, vamos conhecer uma receita utilizando-se couve-flor, além de ser bastante nutritiva, ainda pode ser acompoanhada de um molho de iogurte com suco de limão siciliano, transformando a receita em uma salada, acompanhamento e, porque não, uma entrada bastante diferente.

Couve-Flor Assada e seus ingredientes

Para fazer essa receita você usará muito mais do que apenas uma couve-flor, precisará também de alguns galhos de tomilho (ou alecrim, ou qualquer outra especiaria que desejar, lembrando que elas podem ser utilizadas tanto frescas quanto seca); uma cebola média; quatro ou cinco dentes de alho (aqui depende de quanto você é tolerante ao sabor do alho); um pote de iogurte; raspas de limão siciliano e o seu suco.

Modo de preparar a couve-flor assada

Antes de começar a preparar a couve-flor é interessante pré-aquecer o forno a 200 graus. Enquanto a temperatura do forno vai subindo, corte a couve-flor em pedaços grandes (pode ser cortado de forma grosseira), lembrando sempre de deixar esses pedaços em fatias. Ao fazer isso você irá garantir que a couve-flor cozinhe mais rápido, além de deixa-las bastante crocante. Outro ponto importante é que a couve-flor precisa ser bem lavada e enxaguada, pois por crescer na terra ela pode ficar com estes resíduos.

Aproveite para descascar os dentes de alho e fatie a cebola em pedaços bem finos. Em seguida misture todos os ingredientes (couve-flor, cebola, alho e as ervas) em uma assadeira e regue com uns fios de azeite (pode ser uma ou duas colheres de sopa), sempre temperando com sal e pimenta do reino.

Em seguida leve ao forno e asse todos os ingredientes por pelo menos 15 minutos, no fim desse tempo, retire do forno, vire a couve-flor e doure o outro lado por mais 15 minutos, observando para que elas fiquem bem douradas e macias, evitando o risco de queimar ou assar muito e deixa-las mole.

Durante o processo, aproveite para preparar o molho. Pegue o iogurte e misture com as raspas de limão siciliano, aproveite para colocar um fio de azeite, além de sal e pimenta do reino.

Depois é só servir a couve-flor ainda quente e rega-la com o molho de iogurte.

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.