Receita de Feijoada!

Como não poderia deixar de ser, a receita de hoje é a tradicionalíssima feijoada. Provavelmente uma das receitas mais brasileiras que existem, a feijoada é pode parecer um bicho de sete-cabeças, entretanto ela pode ser bem simples de fazer.

Vamos conhecer uma receita de Feijoada para aquecer o coração de todos, sempre lembrando que uma feijoada completa, conta com a feijoada propriamente dita, mas também aquele arrozinho branco, couve, molho de pimenta, farofa e uma bananinha frita.

Vamos repassar rapidamente quais são os pratos que podem compor uma feijoada completa:

  1. Carne e feijão cozidos em uma panela
  2. Couve picada
  3. Farofa, que pode ser feita antes, não precisa estar quente na hora da mesa
  4. Bananinha empanada
  5. Molho de pimenta

Aqui vamos nos preocupar apenas com o prato principal, sem se preocupar muito em passar outras receitas para deixar a sua couve maravilhosa, sua farofa suculenta, sua banana divina ou seu molho de pimenta que cause expressões de alegria.

Vamos preparar uma feijoada?

Os ingredientes para fazer uma feijoada completa passa primeiramente em 500g de feijão preto (até porque sem o feijão não existe essa receita); 1 kg de carnes para feijoada (aqui é possível escolher o paio, linguiça, lombo, costelinha, carne seca e outras carnes diferentes, como pé de porco e orelha, fica a seu critério colocar outras carnes, mas aqui vamos nos focar apenas nas primeiras); 1 cebola grande; dentes de alho; cebolinha; 1 laranja.

Modo de preparo da feijoada

O processo de preparo da feijoada começa no dia anterior, onde será preciso dessalgar as carnes. Para isso coloque elas em uma bacia com água e vá trocando-as no mínimo umas três vezes até o momento de iniciar o preparo da feijoada.

Algumas horas antes de iniciar o preparo, coloque o feijão de molho em um recipiente com água.

Na hora de preparar, escorra o feijão es carnes, reservando o paio e a linguiça (eles serão utilizados posteriormente na receita).

Em uma panela de pressão coloque o feijão, a carne seca, a costelinha e o lombo e complete com água. Tampe a panela e deixe cozinhas por aproximadamente uns 40 minutos. 

Em seguida, retire tudo do fodo e inicie o tempero da feijoada, o qual será feito com cebola e alho picado. Coloque a cebola, o paio e a linguiça (todos bem picadinhos) em uma panela e refogue até a cebola dourar, complete com os dentes de alho e deixe toda a mistura refogando por 2 minutos.

Coloque todo o conteúdo da panela de pressão na panela grande e tempere com uma pitada sal. Aproveite para adicionar a salsinha e coloque a laranja cortada na panela, evitando que ela mergulhe até o fundo.

Cozinhe todos os ingredientes por aproximadamente 40 minutos ou até formar um caldo bem grosso (o tempo de fervura é que garantirá que o caldo fique mais ou menos grosso, isso depende da sua escolha).

Quando a feijoada ficar com a consistência do seu agrado, retire a laranja e ajuste o sal e ela está pronta para ser servida!

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.