Que tal uma receita árabe diferente – Quibe da Abóbora com Ricota

Se você é daqueles que não resiste a uma culinária árabe, fique sabendo que uma receita maravilhosa é o quibe de abóbora com ricota, sabendo que ele é uma alternativa vegetariana bastante interessante para comer ao invés do quibe tradicional.

No caso dessa receita é bom entender que ela é feita para servir mais de 10 pessoas, porém basta reduzi-la pela metade para entregar essa receita para um número menor de pessoas. Uma dica que bem diferente que pode ser feita nessa receita é, se por um acaso, você tiver um fogão a lenha, colocar as aboboras no fofo para que ela amoleça antes de começar o corte, além de ganhar um gostinho característico de defumado. Mas obviamente isso não é completamente necessário, é apenas para facilitar na hora de cortar a abobora.

Ingredientes

Para essa receita é necessário ter em mãos: uma abobora japonesa (cabotiá); 2 xicaras de trigo para quibe; 1 peça de ricota; folhas de hortelã e de salsinha; ½ colher de chá de noz moscada; 1 colher de chá de canela em pó; pimenta do reino a gosto; 100g de manteiga.

Preparando o Quibe de abóbora com ricota

Primeiramente pré-aqueça o forno a 200 graus. Pegue a abóbora e corte em gomos grande, retire toda a semente e coloque-a em uma assadeira, lembre-se de regá-la com azeite de oliva, além de tempera-la com sal. Coloque no forno por aproximadamente 45 minutos ou até a abobora estar completamente macia, porém sem desmanchar.

Aproveitando o tempo que a abobora está no forno, pegue o trigo e hidrate-o. Para realizar esse processo, coloque o trigo em uma tigela e despeje água fervendo até passar um dedo. Deixe-o descansando e hidratando por aproximadamente meia hora.

Aproveite para retirar a abobora do forno (não precisa desligar o forno nesse momento), deixe-a esfriar e em seguida utilizando-se de uma colher raspe toda a casca. Se por algum motivo durante esse processo não for possível retirar toda a casca, não se preocupe, ela pode entrar na receita também.

Em seguida misture o trigo com a abobora de forma que se consiga uma massa uniforme, mas não se preocupe se tiver alguns pedaços de abobora ainda inteiros, em seguida equilibre de sal.

Em uma assadeira untada, espalhe a massa de abobora com trigo para quibe e alise a massa com uma colher. Coloque a ricota, de forma que ela fique espalhada por toda a superfície da massa, além de adicionar hortelão e salsinha. Aproveite para temperar tudo novamente, principalmente com noz moscada e canela em pó, misture um pouco com as mãos e aperte para deixar a superfície bastante lisa.

Coloque o restante da massa por cima e regue com manteiga. Leve a massa de abobora ao forno por 30 a 40 minutos ou que a massa esteja dourada. Retire do fogo e sirva!

Dicas

  • O Ponto da abobora é bem macio, mas não tanto que seja possível fazer um purê
  • A manteiga que é jogada por cima antes da finalização do quibe é essencial para que ele fique úmido

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.