Conhece almondegas gregas?

As almondegas gregas são bastante parecidas com as kaftas, afinal apresentam até a mesma entonação já que elas são chamadas de Kaftedes. Essa receita tipicamente grega surgiu no período que a Grécia foi ocupada pelo Império Otomano, portanto vários países da região (que foram ocupados pelo Império), apresentam variações dessa receita.

A grande diferença entre elas são os ingredientes e como elas são moldadas, porém a essência da receita é basicamente a mesma. Na Grécia essa receita é feita com bastante hortelã, orégano, canela, vinho e pão amassado.

Vamos conhecer uma receita de almondegas gregas?

Almondegas gregas com fettuccine

Ingredientes para a receita: 500g de fettuccine; 2 beringelas; 1 cebola roxa; 4 tomates; 500g de carne moída; 100g de queijo feta (mas pode ser qualquer tipo de queijo de cabra); 2 dentes de alho; raspas de casca de limão siciliano; salsinha a gosto; e hortelã.

Começando a preparação da receita

Lave as beringelas e pique-as em pedaços bem pequenos, em seguida coloque-as em uma assadeira, tempere com sal, azeite e pimenta do reino e coloque no forno pré-aquecido a 200 graus, por meia hora.

Enquanto as beringelas estão no forno, aproveite para fazer um molho de tomate caseiro. Par isso, retire as cascas deles. Um modo bastante fácil de fazer isso é fazer um x nos tomates e coloca-los em uma panela com água fervida, deixando-os nessa água por 2 minutos. Em seguida retire-os e passe água fria, ficará muito mais simples de retira a casca do tomate. Após esse procedimento, basta picar o tomate e reserve-os.

Agora aqueça uma panela com alguns fios de azeite, pique a cebola roxa de forma que fique bem fininha e despeje-a na panela. Cozinhe por alguns minutos até iniciar a dourar. Assim que esse processo acontecer, jogue os tomates na panela e refogue-os por aproximadamente 15 minutos. Não é necessário cozinhar os tomates até ele desmanchar, o ideal é realmente que eles fiquem com alguns pedações. Em seguida tempere o molho com sal e pimenta, coloque algumas folhas de manjericão e reserve-o o molho para depois.

Enquanto isso, aproveite para colocar a água para cozinha a massa para ferver.

Para fazer as almondegas é necessário amassar a berinjela (assada) com as mãos, conforme ela fique bem amassada vá acrescentando carne moída, queijo e as raspas de limão siciliano. Com as mãos rasgue as folhas de salsinha e hortelã, coloque sal, pimenta e alho e misture tudo muito bem e conforme a mistura for ficando mais homogênea é o momento de formar as almondegas.

Com as almondegas formadas, pegue uma frigideira e acrescente óleo. Com o óleo bem quente, refogue as almôndegas, virando-as de tempos em tempos para que elas fiquem douradas por igual.

Quando estiver próximo do fim do cozimento das almondegas, coloque a massa para cozinhar. Deixe até atingir o ponto que você mais gosta, escorra e misture a massa com o molho de tomate, lembrando de aquecer o molho se por um acaso ele estiver esfriado.

Agora basta levar para a mesa e servir o fettuccine com as almondegas.

Compartilhe este post:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.